ufa

domingo, 25 de outubro de 2015

Pensamentos confusos pelo Alzheimer...

Olhando num armário do passado, entre tantas coisas ali esquecidas, encontrei uma foto antiga. Nela, o seu sorriso era o mesmo que vejo agora. Aquele sorriso solto sem limites e nem travas. Mas Ela já já não é a mesma. Por traz do seu sorriso, se escondem pensamentos confusos que se misturam com passado e presente e fazem ela trocar nomes, confundir pessoas e tempo. Momentos recentes que não são captados por sua memória e que se perdem ou são apagados.
Quando ouvia falar em Alzheimer, eu não me detinha em detalhes. Para mim era apenas, mais uma doença. 
Ao ser diagnosticado que minha mãe tem a doença, foi como se um buraco enorme abrisse sob meus pés e lentamente eu fosse caindo. Eu continuo caindo.
Quando ouvi de um oncologista que eu tinha Câncer e maligno, não fiquei tão assustada como quando soube que minha mãe tem Alzheimer. Eu me curei do Câncer...Mas Alzheimer, arranca aos poucos, não a pessoa do mundo, mas o mundo da pessoa. E todos que estão à volta, de alguma forma são atingidos.
Você olha pra pessoa, fala com ela, ri com ela e depois vai embora. Um minuto após você sair, ela esquece que você esteve com ela...é doloroso!
Mesmo assim, devemos estar presentes na vida da pessoa querida que tem Alzheimer, tratar com carinho e amor...conversar, sorrir, cuidar. Mesmo que ele (a) esqueça o que nós fazemos, nós não vamos esquecer!
Dar amor é alimentar alma. Doença de Alzheimer  dá perda de memória, não perda da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário